domingo, 20 de junho de 2010

Interatividade na TV Digital funcionando

Além da alta definição, outra característica interessante da TV Digital é a interatividade (TVDi). A promessa é de que através do controle remoto o telespectador tenha acesso a diversas informações além do programa que está assistindo, e ainda poderá participar ativamente da programação enviando informações para a emissora e para outras pessoas.

Finalmente as emissoras estão começando a criar programinhas interessantes com o Ginga (nome da plataforma de software da TV Digital brasileira) e no vídeo que posto abaixo, a revista Home Theater mostra o programa de interatividade da Rede Globo na Copa Do Mundo.


Agora, o que será que pode ser feito de interessante com a interatividade? Como as emissoras poderão fazer coisas realmente interessantes com esta programação? Tudo depende de criatividade dos programadores, pois tecnicamente o padrão permite fazer de tudo; e neste sentido espero que com o tempo façam coisas realmente interessantes com a TVDi... No ano retrasado, durante as discussões sobre como seria o padrão de TV Digital no Brasil foram feitas promessas de coisas maravilhosas pelo governo e pelas emissoras... mas até agora só consigo imaginar as pessoas usando o Ginga para votar no paredão do BBB em tempo real... (e quem disse que isto não é interessante?). Agora imaginem o que o Silvio Santos fará? heheheheee

O SBT colocou no ar um portal de notícias em Ginga, bem interessante... acho que o caminho é este... Vamos ver o que vem por aí!

Lembrando que para ter esta interatividade a TV tem que ser compatível com o Ginga. E na TV a cabo não tem nada disto - é mais um dos recursos que fazem a TV Digital aberta e gratuita atualmente melhor em termos de qualidade do que qualquer TV a cabo (a vantagem da TV a cabo é a quantidade de canais mesmo).

E se você pretende comprar uma TV nova, procure uma que seja compatível pois este recurso pode não parecer interessante hoje, mas daqui a pouco quando todo mundo estiver usando e as emissoras colocarem coisas realmente interessantes com a interatividade você sentirá falta e poderá arrepender-se da compra.

Um comentário:

  1. Sério mesmo que alguem vê alguma graça ou REAL utilidade no tal do Ginga?... Votar no BBB? Fala serio... Quem tem computador ou celular com internet, entao, aí que fica com menos utilidade ainda pro Ginga... (e nao esqueçam: para poder funcionar, o Ginga ainda exige que voce ligue alguma forma de conexao -- o tal canal de retorno -- na sua tv).

    Interatividade na tv nao fez sucesso e nao "pegou" em nenhum lugar do mundo, duvido que justo no Brasil sejamos os primeiros... :-)

    ResponderExcluir