sexta-feira, 23 de julho de 2010

Não seja burro: Não anule seu voto! Nem vote em branco.

Depois que passar a copa, toda as atenções voltam-se para as eleições.
Logo começarão a chegar em nossas caixas de entrada aquelas mensagens dizendo para votar em branco ou anular o voto em protesto contra a corrupção e a falta de vergonha na cara dos políticos.
Mas se você ainda acha que votar em branco ou anular o voto é uma forma de protesto e que se a grande maioria dos eleitores protestarem assim algo vai mudar você precisa mudar seus conceitos...


Tá achando que se der a louca no Brasil e todo mundo votar em branco/nulo as pessoas corruptas irão se arrepender de todos os seus pecados e vergonhosamente deixar a vida política procurando asilo na Sibéria?



O que pode mudar o País é o voto consciente e a efetiva participação dos eleitores na vida política do país não só na hora de votar mas também na hora de cobrar resultados e o cumprimento do plano de governo de cada candidato eleito.


Ninguém pode dizer que nenhum candidato presta e que todos após eleitos tornam-se corruptos.
Se você acha que nenhum político atual presta, vote em gente nova ao invés de anular o voto e deixá-los serem reeleitos.
Se você acha que todos tornam-se corruptos depois de eleitos então busque exercer melhor a cidadania, fiscalizando diretamente o governo de sua localidade e quem sabe até participando e apoiando ONGs de fiscalização da gestão pública como a "Transparência Brasil" por exemplo!
Com certeza se você se der ao trabalho de pesquisar os candidatos, tentar entrar em contato com aqueles que te interessaram e buscar conhecê-los, você encontrará aquele que vale o seu voto!
Mas claro que é muito mais fácil simplesmente não se importar, votar de qualquer jeito, votar nulo ou votar em branco e depois ficar só reclamando! É muito mais difícil fazer a coisa certa... ser cidadão...


E pra finalizar, só elucidando: votos brancos e nulos não podem anular uma eleição. Eles são simplesmente ignorados na contagem de votos e a eleição ocorre com os votos válidos.
Não existe nenhuma previsão na lei eleitoral de repetição da eleição com novos candidatos caso nenhum dos concorrentes originários atinja a metade dos votos. Se mais metade dos eleitores decidirem anular seu voto, mesmo assim as eleições não serão canceladas e não serão repetidas.
Se na eleição de Presidente da República, nenhum candidato alcançar maioria absoluta, o Congresso Nacional, (com os membros antigos, no fim de mandato) dentro de quinze dias pode ratificar a eleição do candidato mais votado.
No caso das eleições para deputados, caso parte do eleitorado resolva anular o voto, “se nenhum Partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral, considerar-se-ão eleitos, até serem preenchidos todos os lugares, os candidatos mais votados”.



Vote consciente e não acredite nas balelas que circulam por aí por email.
Para mais esclarecimentos, tem este excelente artigo de João Guilherme Lages Mendes.

12 comentários:

  1. eles promete nao kupri

    ResponderExcluir
  2. eles pro mete na ora depos foji

    ResponderExcluir
  3. FO..D...SE. NÃO É A MERDA DA MAIORIA QUE SEMPRE ELEGE ESTA CORJA? QUAL É A DIFERENÇA? MAIS VOTADOS ,MAIS ELEITOS??????? .PÕE QUALQUER UM , NÃO MUDA NADA!!!!!

    ResponderExcluir
  4. O SISTEMA ESTÁ CORROMPIDO.NÃO SOU CONIVENTE.

    ResponderExcluir
  5. Lutou-se pelo direito ao voto e hoje refuta-se o próprio. Vai entender essa constante contradição na sociedade brasileira. Ótimo blog.

    ResponderExcluir
  6. Se não haver candidatos de boa reputação e que respeite os nossos votos vamos todos votar nulos é fácil, é só digitar um número que não corresponde a nenhum candidato: exemplo. Naqueles quadrinhos da urna eletrônica digite somente o número zero e confirma, pronto voto anulado. Obs. não vote em candidatos corruptos, não vote em branco, vote nulo e não seja culpado das desgraças de nosso país, estados e cidades

    ResponderExcluir
  7. Belo discurso! Você deve ser um político safado querendo levar a vida sem trabalhar!

    ResponderExcluir
  8. A única saída para mim seria votar nulo ou não comparecer as URnas e pagar R$3.50 de multa, porque quem vota em candidatos corruptos por falta de opção está de acordo com eles, candidatos que que foram eleitos e decepcionou os eleitores não merecem ser reeleitos. Agora tenho certeza que os políticos tem medo que o povo brasileiro acorde, porque quando o povo acordar eles vão ter que trabalhar com sinceridade ou vão ter que capinar quintal para sobreviver, eu sei que tem muitos políticos corruptos que mandam alguém fazer matérias como essa tentando iludir o eleitor, mas somos um povo democráticos e na minha o povo deveria ser alertado e bem ensinado sobre politicas públicas, mas a maioria do eleitorado vendem seus votos por uma bolsa família, cesta básica, uma receita médica, promessas mentirosas e etc. Vamos votar nulos sim e não vamos votar em candidatos ladrão, bandidos, corruptos e etc. Se não haver candidatos de boa reputação e que respeite os nossos votos vamos todos votar nulos é fácil, é só digitar um número que não corresponde a nenhum candidato: exemplo. Naqueles quadrinhos da urna eletrônica digite somente o número zero e confirma, pronto voto anulado. Obs. não vote em candidatos corruptos, não vote em branco, vote nulo e não seja culpado das desgraças de nosso país, estados e cidades.

    ResponderExcluir
  9. Kkkkkk não precisa escolher um político para votar todos são iguais e todos sabem de que antes deles tomar uma decisão ele tem que passar pela uma reunião para saber se todos concordado com sua decisão pois nenhum político presta não precisa nem escolher pra saber qual é o melhor pois todos quando eu digo todos é por que é todos mesmo não prestam poderia ser o papa mais ele não poderia tomar uma decisão sozinha até por que se nós não corremos atrás do que queremos e esperar os por eles o planeta terra já estaria extinto do universo e isso do que eu falei da reunião tem um nome mais eu não se lembro o nome mais é aonde todos os políticos tomam suas decisões eu aprendi com minha professora explicando eu não posso votar pois ainda sou novo mais eu disse o que eu acho. !!!

    ResponderExcluir
  10. É amigo! essa conversa não tá convencendo mais.Se não tem opção de escolha, não anulo o meu voto é pronto.
    Vocês políticos, só terão o meu voto se me convencerem que merecem. De outra forma não. Não voto é tô pagando pra ver, qualquer coisa é melhor do que ser roubado e ter que ficar feliz com isso.

    ResponderExcluir
  11. É amigo! essa conversa não tá convencendo mais.Se não tem opção de escolha, não anulo o meu voto é pronto.
    Vocês políticos, só terão o meu voto se me convencerem que merecem. De outra forma não. Não voto é tô pagando pra ver, qualquer coisa é melhor do que ser roubado e ter que ficar feliz com isso.

    ResponderExcluir
  12. Então me dê o nome de alguém para votar.

    ResponderExcluir