quinta-feira, 10 de junho de 2010

Assistindo TV a Cabo com qualidade

No post anterior falei que em termos de qualidade o melhor jeito de ver TV (e a copa do mundo), é através da TV Digital aberta. Em termos de qualidade a TV a cabo vem em seguida, mas é uma opção muito interessante em virtude da variedade de canais e também da maior área de cobertura, já que em muitos locais não dá pra pegar TV Digital mas dá pra ter TV a cabo.


Como sou assinante NET, me sinto mais à vontade para falar em detalhes sobre o serviço desta operadora. Entretanto, creio que as informações deste texto podem de um modo geral ser aproveitado por quem tem outra operadora como Sky ou Via.

Dicas para melhorar a imagem e o som da NET

A qualidade da imagem proporcionada pela NET não é apropriada para TVs de Plasma ou LCD - e sim para as "antigas" TVs de tubo. Isto porque tudo lá na NET vem dos anos 90 - os decodificadores, os cabos, as centrais de distribuição, etc. Ou seja, nas TVs  mais novas de LCD e Plasma a imagem da NET é pior do que nas TVs de tubo. Porém pode-se melhorar consideravelmente a qualidade da imagem com as dicas a seguir (lembrando que nunca será uma maravilha):

Todas as dicas que resumo a seguir vieram deste tópico no HT Forum:  NET DIGITAL - Configuração e Conexão de qualidade. Outro tópico muito bom é este aqui: NET muito ruim em TV LCD Full HD 
A melhor qualidade possível de imagem e som da NET é o pacote NET Digital HD ou HD MAX - mas custam a partir de R$159.90 por mês mas aproveitam TODO o potencial das TVs de LCD e Plasma.

Mas para quem pretende ter um pacote mais econômico, pra melhorar a imagem o primeiro passo é trocar o decodificado analógico por um digital. O decodificador analógico é preto, (ver figuras a seguir), e deve ser trocado pelo digital que é prata (em alguns locais a NET instala um philips que é preto).


Decodificadores analógicos que entregam a pior imagem: 

Decodificadores digitais que entregam imagem e som bem melhores


Mais informações sobre os decodificadores na NET neste link.


Para fazer troca você pode simplesmente ligar na NET (10621 pra quem tem NET Fone ou 4004-7777 ) e explicar que está achando a imagem muito ruim e quer trocar o decodificador. Pra mim foi simples assim, mas tem gente que quando diz isto o atendente começa a querer empurrar um plano mais caro dizendo que nos planos mais caros a imagem é melhor, só que com exceção dos planos em HD todos os outros planos tem a mesma qualidade da imagem! Diga ao vendedor que quer trocar o decodificador pelo outro e quer manter o plano. No HT Forum tem relatos de gente que só conseguiu a troca do decoder quando disse ao vendedor que queria comprar programas em pay-per-view pelo controle remoto (como com o decodificador analogico isto não é possível e a NET acaba efetuando a troca achando que vai lucrar depois quando você comprar os programas em pay-per-view - o que provavelmente não ocorrerá...). É importante solicitar junto com a troca do decoder um cabo video componente! Vou explicar a seguir sobre isto.

Uma vez com o decoder pratinha, a melhoria da imagem só ocorrerá se for usado um cabo video componente para ligá-lo à TV! Não basta trocar o decoder, tem que trocar o cabo que liga ele na TV também! Normalmente a NET instala o decoder digital ligando ele na TV de umas das formas abaixo, porém nenhuma das duas formas oferece a melhor qualidade de imagem:

  • Cabo coaxial RF (cabo de antena, liga na TV e sintoniza o canal 3 - foto abaixo) - Pior opção - nunca use!
  • Cabo composto, liga na TV usando 3 conectores - amarelo, vermelho e branco) - Normalmente é o jeito que a NET instala, a imagem é razoável mas ainda pode ficar melhor.



Para a melhor imagem, deve-se usar o cabo vídeo componente ou então S-Vídeo.
  • O ideal é usar cabo video componente. Ele tem 3 conectores: azul, verde e vermelho como ilustro a seguir:



Porém o mais estranho de tudo é que o decoder da NET não tem encaixe pra nenhum dos dois tipos de cabo, sendo necessário usar um
 adaptador como este aqui ao lado. A NET fornece os cabos e o adaptador gratuitamente, mas para isto tem que ligar lá e solicitar ou então ir buscar no prédio da NET, que em Brasília fica no SIG atrás do parque da cidade. Outra opção é comprar o cabo no mercado livre, usando na busca do Mercado Livre o termo "cabo video componente net digital".



Usando o adaptador que falei acima com um cabo video componente tem-se a melhor qualidade de imagem que a NET pode oferecer com os pacotes não-HD.

Então o cabo original fornecido com o decoder deve ser usado somente para o áudio (encaixes vermelho e branco). Segue o link de um exemplo de conexão.

Pra quem tem sistema de som 5.1 (Home Theater), deve-se ainda providenciar um cabo optico digital para conectar o decoder no receiver do Home Theater e obter som de qualidade. A NET também fornece este cabo, embora qualquer cabo optico funcione.


Boas conexões de áudio e vídeo e boa copa!!